terapias alternativas

shiatsu zen

BENEFÍCIOS DO SHIATSU

De acordo com os shiatsu terapeutas (profissionais que aplicam a técnica do Shiatsu), os benefícios são diversos, sendo que eles estão relacionados não apenas ao nosso corpo, mas também a nossa mente.

Sendo assim, podemos destacar como principais benefícios do Shiatsu:

• Relaxar o corpo e a mente

• Restabelecer e também equilibrar nossa energia

• Melhorar na nossa respiração

• Melhorar nossa postura física

• Melhorar nosso sistema circulatório

• Aumento do bem estar

• Melhoras psicológicas

O Zen Shiatsu trabalha os meridianos (tonificando ou sedando) e ao mesmo tempo faz um grande trabalho de alongamento da musculatura referente à área do meridiano. Trazendo sensação de bem-estar e relaxamento.

O Zen Shiatsu é restaurador. A ideia básica é a de restaurar o funcionamento orgânico, e não a de tratar sintomas. No entanto, através do Zen Shiatsu equilibra-se o sistema energético do corpo, e cria-se uma sensação de energia e bem-estar, "enfraquecendo" os sintomas presentes. Assim, os sintomas são atingidos indirectamente. Uma das principais indicações do Zen Shiatsu é a diminuição da tensão física e mental.

ayurvedica

A massagem Ayurvédica é uma técnica de massagem holística que favorece a integração, o equilíbrio e o intercâmbio dinâmico entre a mente e o corpo. É um método de tratamento corporal de deslizamentos e alongamentos, auxiliado por óleos vegetais e essências que estimula os músculos e a circulação, libertando as toxinas presas aos músculos e tecidos. Através de toques profundos com mãos, cotovelos e pés, a massagem Ayurvédica propicia um re-alinhamento postural, alívio de tensões (por vezes crónicas) no corpo físico, fortalece o sistema imunológico, tem efeitos anti-stress e anti-depressivos. Proporciona uma maior flexibilidade do corpo e mobilidade nas articulações, possibilitando o circuito livre da energia vital. É indicado ainda para caso de dores musculares, enxaquecas, dores reumáticas, problemas de coluna, má postura, fortalecimento do sistema imunológico, stress, depressões, etc. Normalmente as pessoas que recebem sessões de massagem Ayurvédica, experimentam uma grande sensação de bem-estar, relaxamento, tranquilidade, sono profundo e um novo ânimo.

Uma boa massagem pode ajudar a:

- tonificar e relaxar os tecidos musculares subcutâneos, nutrindo assim a pele e formando curvas harmónicas no corpo.

- aumentar a temperatura corporal, facilitando a circulação.

- incrementar o fluxo de oxigénio e eliminação de toxinas do corpo.

- incrementar a resistência corporal ao elevar o sistema imunológico.

- abrir os canis do corpo, possibilitando um fluxo sem obstáculos da energia vital.

- dar ao corpo uma sensação de leveza, agilidade e energia.

- flexibilizar a coluna, melhorando a comunicação nervosa aos órgãos e demais partes do corpo.

- aumentar o vigor e vitalidade sexual.

- activar a concentração e a vivacidade mental.

- rejuvenescer e preservar as propriedades da juventude.

A nível mental:

- afirmar a auto-estima, criar confiança, abertura mental, segurança e concentração

- libertar emoções bloqueadas.

- produzir relaxamento, produzir pensamentos positivos e consciência de todo o corpo.

terapia de som com taças tibetanas

Estas Taças tibetanas com 12 metais estão sujeitas a um rigoroso controle de qualidade, por equipas especializadas que trabalham no seu constante melhoramento.

A Terapia Vibracional com Taças Tibetanas é uma técnica terapêutica recente, não obstante as taças tibetanas e os gongos - que servem de suporte a esta terapia - serem instrumentos ancestrais e, como tal, serem desde há muito utilizados, entre outros, para fins de cariz religioso e técnicas de harmonização espiritual. Ora actuar ao nível espiritual é curar a "alma", isto é, criar as condições para curar as emoções e o corpo. De facto, as vibrações sonoras e ultrasónicas das Taças de Som Tibetanas actuam directa e indirectamente no organismo humano, provocando um relaxamento profundo e uma harmonização energética que desencadeiam um incontestável processo de bem-estar que pode conduzir à cura de determinados sintomas no nosso corpo denso (físico e emocional). Elas agem quer ao nível da audição, quer ao nível da estrutura celular, quer ao nível dos fluidos orgânicos e, ao entrar em ressonância com todos estes, permitem a harmonia e a cura.

Assim, as vibrações têm potencialidades espirituais e terapêuticas, harmonizando o indivíduo internamente como um todo e externamente com o “Todo”. É portanto uma técnica holística, pois considera a tripla dimensão “corpo-mente-espírito”.

hot stones

Cada vez mais aperfeiçoada e divulgada, hoje a massagem de pedras quentes é uma terapia que implica a disposição e fricção de pedras vulcânicas no corpo. O segredo destas pedras – ricas em sais minerais – está na herança energética que carregam e que remonta há milhões de anos, mas também na sua capacidade de reter o calor! Lisas e macias, estas pedras de basalto, como também são conhecidas, são o resultado do processo natural de arrefecimento após a libertação de lava vulcânica. Com formatos e tamanhos distintos, as pedras são escolhidas em função da zona do corpo onde serão aplicadas, uma vez que devem encaixar na perfeição.

Podemos citar como benefícios da massagem com pedras quentes o alivio de tensões, combate a hiperatividade e sensação de prazer pelo calor que poucas terapias alcançam.

OS BENEFÍCIOS DA MASSAGEM COM PEDRAS QUENTES

A massagem com pedras quentes é uma das técnicas mais utilizadas para relaxar. É uma técnica com um poder muito forte de relaxamento justamente pelo calor das pedras, que além de deslizarem pela musculatura do nosso corpo, ainda esquentam a nossa pele causando uma excelente sensação. Essa técnica com pedras quentes não é só recomendada para o relaxamento, pois sua aplicação serve como massagem terapêutica. Esta modalidade de massagem requer uma técnica apurada do terapeuta e um controle absoluto dos movimentos, já que causar desconforto com uma pedra sobre um cliente é muito fácil. A massagem com pedras quentes serve para combater principalmente problemas relacionados ao estresse, induzindo o cliente a um estado de relaxamento na terapia que poucas vezes pode ser atingido em outras oportunidades. Por isso quase todos os clientes que utilizam a técnica voltam pouco tempo depois, e acabam criando uma rotina de massagem por conta da boa experiência que tiveram com essa modalidade de terapia.

CONCLUSÃO

A terapia das pedras quentes, como também é chamada em muitos lugares é oferecida em praticamente qualquer SPA que você encontrar e em muitos espaços de massagem além de atendimentos em domicilio, já que a técnica além de promover diversos benefícios para a saúde, é muito comercial nos dias de hoje, sendo importante para aqueles que ganham a vida com massagem.

A Indian Head Massage

Existem várias versões, ou interpretações da história da Indian Head Massage ou Champi, tal como é conhecida na Índia. Curiosamente, foi esta palavra que deu origem à palavra Champô.

No ocidente, só nas duas últimas décadas é que a IHM (Indian Head Massage) foi introduzida e verdadeiramente reconhecida, em grande parte pelo trabalho e empenho do Indiano Narendra Mehta, um invisual com um sentido excepcional do toque que esquematizou esta massagem de acordo com o sistema técnico ocidental, assumindo o nome de Indian Head Massage.

Vantagens

A maioria das pessoas que vive nos centros urbanos preocupa-se pouco com o estado interior e a qualidade do seu corpo, bem como com a relação corpo/mente/espírito. As exigências profissionais não permitem, à maioria das pessoas, participar em actividades físicas estimulantes e benéficas para o seu corpo.

Viver sem ar puro, estar sentado em secretárias sobre o ar condicionado, em frente a um computador durante horas a fio cria um esforço enorme e anti-natural aos olhos e cabeça. Os músculos dos ombros tornam-se tensos, contraídos e dolorosos.

As repressões físicas e psicológicas que se vão acumulando ao longo do tempo causam debilidades no sistema imunológico, nervoso e circulatório, sendo os principais factores causadores de hipertensão, dores de cabeça, má circulação, fadiga, depressão, ansiedade e mesmo problemas coronários.

O crânio e os vasos sanguíneos ficam literalmente sobre pressão, não conseguindo funcionar correctamente e agravando ainda mais os níveis de stress no indO crânio e os vasos sanguíneos ficam literalmente sobre pressão, não conseguindo funcionar correctamente e agravando ainda mais os níveis de stress no indivíduo. As horas de trabalho repetitivas são um processo crescente em que se vão acumulando desequilíbrios, tensões e doenças do foro físico e mental.

Para evitar o respectivo agravamento destes sintomas torna-se necessário, para não dizer obrigatório, reduzir o stress do corpo e da mente, estabilizando este binómio. Algumas posturas e exercícios promovem o relaxamento, mas nem todas as pessoas têm tempo ou condições de as praticar.

Saiba mais na próxima página

Uma das melhores e mais práticas formas de conseguir este efeito é através da Indian Head Massage, que pode ser efectuada em qualquer local, sem necessidade de retirar a roupa ou fazer uso de outros acessórios que não as mãos do terapeuta.

Quando a massagem é adoptada como rotina e praticada por um terapeuta experiente, oferece muitos benefícios já comprovados pela ciência ocidental.

Como Funciona

A IHM actua tanto no campo físico como mental, e como se concentra nas áreas que são mais vulneráveis ao stress e à acumulação de tensões, tem efeitos imediatos sobre todo o organismo. Ao libertar as tensões nos ombros, pescoço e escalpe, estimula a circulação sanguínea e a correcta distribuição de oxigénio e nutrientes às células de todo o corpo.

Ao melhorar a circulação de nutrientes e ao ajudar o corpo a libertar toxinas, a massagem desempenha um papel importantíssimo no processo de desintoxicação e manutenção do organismo, estimulando os recursos internos do corpo e o sistema imunitário. A libertação de endorfinas é também estimulada, substância que afecta o sistema nervoso e que é responsável pela sensação de prazer.

Praticada regularmente, a massagem ajuda a rejuvenescer o corpo, e aplicada correctamente nos pontos de pressão marma relaxa o corpo instantaneamente. A nível psicológico, ajuda a mente a relaxar, promovendo o equilíbrio de uma energia interior muito importante, necessária para os sistemas físicos se recuperarem e se renovarem a eles próprios.

MASSAGENS RELAXAMENTO

Massagem tradicional de relaxamento, também conhecida por massagem sueca. É feita com óleos e aromaterapia, com essências relaxantes e tem como principal objectivo o relaxamento físico, conseguido através de movimentos lentos, profundos e envolventes. Nesta massagem, a cadência das técnicas de massagem segue a um ritmo compassado e constante.

MASSAGEm desportiva

Diferente de uma massagem para relaxamento, a massagem desportiva é uma ótima ferramenta para preparar e recuperar a musculatura para quem pratica exercícios físicos.

Massagem Pindas Chinesas

Massagem Pindas Chinesas é uma técnica oriental milenar de massagem, esssencialmente, de relaxamento, e que tem a sua génese diretamente ligada ao shiatsu, à acupuntura e à massagem ayurvédica.

As pindas são pequenos sacos de linho que contêm, no seu interior, ervas aromáticas medicinais, sal marinho, especiarias as quais têm tanto de relaxante como de estimulante.

CANDLE MASSAGE - VELAS AQUECIDAS

CANDLE MASSAGE - Massagem com velas - É uma técnica de massagem Americana que está sendo muito utilizada nas grandes clínicas e Spas, denominada como Melted Candle (significa “velas derretidas”). A suave sensação de conforto físico, a redução do stress, diminuição do cansaço e das dores é conseguida através de uma massagem feita através de deslizamentos superficiais e profundos, utilizando ceras ou manteigas e óleos vegetais cosméticos específicos trazendo um efeito relaxante sobre o corpo.

Tasha Estética 2016 by KP ONLINE